Coaching PNL - Multinível pelo Núcleo Pensamento e Ação

Níveis Neurológicos e Coaching (fonte: Robert Dilts)



UM MAPA PARA COACHING MULTI-NÍVEL


Um Guia (Ambiente)
Guia dá apoio ao cliente com respeito ao ambiente no qual as mudanças estão ocorrendo. Neste nível, o guia ajuda o cliente a identificar oportunidades e limites no ambiente. Como isto é uma questão de percepção, um guia também pode trabalhar suposições que o cliente tenha a respeito do ambiente ao seu redor. Umguia pode estar fisicamente no ambiente do seu cliente no momento de seudesempenho e sua própria presença pode servir como um estímulo e âncora positiva.


Um Treinador (Comportamentos)
treinador - o estilo mais tradicional de coaching - foca os comportamentos e odesempenho. Procura-se criar consciência dos recursos e habilidades que produzem um bom desempenho (ou "performance" como muitos já estão chamando). O treinador faz uma observação cuidadosa dos resultados do seu cliente, dandofeedback. Quando se trata de equipes, o treinador ajuda o seu cliente a agir em colaboração com os demais integrantes da equipe. O treinador dá dicas e orientação em relação a como melhorar em contextos e situações específicas.


Um Instrutor (Capacidades)
Ser um instrutor significa ajudar o cliente a desenvolver habilidades cognitivas, visando aumentar competências e um pensamento estratégico e eficaz relativo a uma aprendizagem desejada. O foco está mais em habilidades gerais, em vez de uma "performance" específica em situações específicas. Assim, o instrutor ajuda uma pessoa a desenvolver novas estratégias de pensar e agir. A ênfase está mais em aprendizagem nova do que em um refinamento de desempenho já realizado.


Um Mentor (Crenças e Valores)
Um mentor guia seu cliente a descobrir suas competências inconscientes e superar resistências e interferências internas, especialmente por acreditar, profundamente, no potencial da pessoa e validar suas intenções positivas. Mentores acabam moldando e influenciando crenças e valores de maneira positiva, muito através de "ressonância", liberando e desvelando a sabedoria interna de seu cliente, freqüentemente através do seu próprio exemplo. É comum o mentor se transformar em uma parte internalizada do cliente, de modo que sirva quando está presente, fisicamente, e também nos momentos em que está presente na mente e no coraçãodo cliente. As pessoas naturalmente levam dentro de si mesmos seus "mentores internos" como conselheiros para toda a vida, para guiá-las em várias situações.


O Patrocinador/Sponsor (Identidade)
patrocinador se relaciona com o cliente reconhecendo e validando (vendo e abençoando) a sua essência e/ou identidade. Este processo envolve a busca e guarda de potencial dentro de outros, focando o desenvolvimento de identidade e valores fundamentais. A eficácia do patrocinador vem do seu compromisso em promover algo que já está dentro da pessoa, porém ainda não expresso plenamente. A comunicação do patrocinador está repleta de mensagens do tipo: Você existe. Te vejo. Você é valioso. Você é importante, especial e único. Você é bem vindo. Você pertence a este lugar. Você tem algo para contribuir. Um bom patrocinador cria condições e contextos para que outros possam agir, crescer e prosperar.


Aquele que desperta (Visão e Espiritualidade)
Coach que é "aquele que desperta" vai além dos níveis anteriores, para incluirvisão, missão e espírito. O seu apoio visa a criação de contextos e experiências que trazem à tona o melhor do seu cliente em termos de compreensão, de amor, "self" e espírito. O Coach que atua como "aquele que desperta" consegue este efeito com as pessoas através de sua própria integridade e congruência. Ao estar em contato profundo com sua visão e missão, o Coach desperta em outros, com cada um, estecontato profundo com a própria visão e missão.


Fonte: http://www.pnlnucleo.com.br/



Post similares:
hilarioseara.blogspot.com/search/label/Coaching_Modelos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A CENA por Rubem Alves

O QUE PODE O CORPO? DANI LIMA E VIVIANE MOSÉ