DISTORÇÃO - Procurando a precisão da informação



Procurando a precisão da informação / Questione as violações de metamodelo:

OMISSÃO / GENERALIZAÇÃO / DISTORÇÃO


As perguntas esclarecedoras têm a intenção de:

·                            Tornar CLARO para nós o que esta pessoa está realmente QUERENDO DIZER e EVITAR assim conflito na comunicação.

·                            RECUPERAR INFORMAÇÕES valiosas que podem mudar O FOCO DE ATENÇÃO, possibilitando a pessoa, retomar o seu BEM ESTAR.

·                            Favorecer a modificação de CRENÇAS.

DISTORÇÕES

LEITURA MENTAL

Exemplos
Perguntas
- A classe não esta gostando da aula
- Como exatamente você sabe que...?
- Você deve estar me achando ridícula com esta roupa que estou usando
- Como exatamente você sabe que eu estou lhe achando ridícula... ?
- Eu bem sei que ele não me suporta
- Como exatamente você sabe que ele...?
- Eu sei o que você esta querendo
- Como exatamente você sabe o que...?
- Você deveria saber o que quero
- Como exatamente você sabe que não sei o que você quer..?

RELAÇÃO DE CAUSA E EFEITO

Quando algo C acontece CAUSA um EFEITO U( C CAUSA Þ EFEITO U)
Exemplos
Perguntas
- Quando ele faz isso fico zangada.
- Como exatamente ele lhe deixa zangada?
- Teve alguma vez que ele fez isso e vc ñ ficou zangada?
- Aquele professor me dar sono
- Como exatamente ele lhe dá sono?

EQUIVALÊNCIA COMPLEXA

Quando algo C acontece SIGNIFICA U( C SIGNIFICA Þ U)
Exemplos
Perguntas
- Ela está sempre gritando comigo...Ela me odeia.
- Os gritos dela sempre significaram que ela o odeia?
- Você já gritou com alguém que você não odeie?
- Tendo um bom salário, eu serei um professor querido pelos alunos.
- Alguma vez você foi querido pelos alunos mesmo tendo o seu salário? – Você conhece alguém que tem o seu salário e mesmo assim é querido pelos alunos?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A CENA por Rubem Alves

O QUE PODE O CORPO? DANI LIMA E VIVIANE MOSÉ