Tipo PROFISSIONAL Por Roberto Shinyashiki e Octavio Rivas


Para mim, o processo de avaliação de atitudes é fundamental. E, dentro dele, um profissional precisa lembrar sempre que “ter valores é fundamental”.

Como avaliar um bom profissional? Quem você escolheria para promover a um cargo importante na sua empresa? Quem seria a pessoa que os demais funcionários da sua empresa gostariam de ter como chefe?
Essas perguntas servem para um empresário que esteja estruturando sua empresa, mas também são referências de comportamento para todos os profissionais que tenham planos de crescimento na empresa e em sua carreira como um todo.


Para mim, esse processo de avaliação é fundamental. E, dentro dele, um profissional precisa lembrar sempre que “ter valores é fundamental”. 


Há algum tempo, recebi uma mensagem de um amigo mexicano, o psiquiatra Octavio Rivas, que me pareceu muito apropriada para esta nossa conversa. Na mensagem, ele dizia que, para escolher as pessoas certas para os cargos de maior importância dentro da empresa, era necessário responder a quatro perguntas:


1- Para qual candidato eu confiaria o meu negócio por três meses e ele me devolveria com lucro?


2- Qual candidato eu escolheria para cuidar e educar os meus filhos?


3- Para qual emprestaria dinheiro de olhos fechados, com a tranquilidade de que receberia de volta?


4- Qual candidato eu hospedaria na minha casa, junto com a minha família, por um período de três meses?


Se todas as respostas indicassem o mesmo candidato, eu estava fazendo a escolha certa. Caso contrário, deveria refletir e avaliar melhor.


Talvez você não seja um empresário procurando decidir quem promover em sua empresa. Mas pode ser que você seja um dos candidatos a promoção, dentro da empresa em que trabalha. Então, saiba que a sua atitude pode mudar tudo. A sua atitude de parar, pensar e refletir sobre estas questões pode ampliar de modo incrível as suas chances de crescimento profissional.


Pense sobre isso!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A CENA por Rubem Alves

O QUE PODE O CORPO? DANI LIMA E VIVIANE MOSÉ